TRANSFORMAÇÃO DIGITAL para Pequenas Empresas (PME)

A Transformação Digital é um dos movimentos mais democráticos que já existiu. Ela impacta (e impactará), positiva e/ou negativamente, toda e qualquer pessoa ou empresa, não importa a sua atividade, segmento, setor ou tipo de empresa.

Pequenas empresas estão tão ou mais expostas aos impactos da Transformação Digital, porém muitas delas, por desinformação, não dão a devida relevância ao tema, e por isso se expõem a riscos que poderiam ser facilmente evitados.

Neste post você verá que é possível, transformar o seu negócio sem grandes investimentos.

Por outro lado, temos as pequenas empresas que são conscientes da importância da Transformação Digital em seu negócio, como única forma de aumentar a competitividade, a rentabilidade e em alguns casos, a sobrevivência.

Independentemente em qual destes grupos você se enquadra, eu vou te mostrar uma visão diferente sobre a Transformação Digital para a pequena empresa (PME), que vai fazer toda a diferença em seu negócio. Você será capaz de competir com qualquer empresa e atingir os seus objetivos.

Dois pontos importantes sobre a Transformação Digital

O primeiro ponto que precisamos esclarecer é ampliar o conceito da Transformação Digital à Transformação Tecnológica.

O que isso significa?

A Transformação Digital só se refere ao uso de tecnologias digitais, porém existem tecnologias analógicas que vão impactar muitos setores, empresas e negócios, portanto devemos ampliar o espectro e considerar tecnologias digitais e analógicas, passando a considerar a Transformação Tecnológica.

O segundo ponto é extremamente crítico, trata-se de mudar o enfoque da “transformação” digital que as empresas conhecem.

Hoje, as empresas pensam na transformação tecnológica (ou digital) como a aplicação de tecnologias para reduzir custos, aumentar a produtividade, enfim, fazer mais e melhor o que a empresa já faz hoje. Aparentemente não há nada de errado nisso.

Porém, as empresas partem de uma premissa equivocada, consideram sua atividade fim, (core business) imutável, fazem seu planejamento estratégico (formal ou informal) e a partir destas informações, tentam fazer sua “transformação digital.”

Desta forma, as pequenas empresas utilizam tecnologia para fazer mais e melhor o que elas já fazem hoje, levar a atividade que realiza hoje fisicamente ao digital.

Isso não é transformação digital, é informatização, automação, otimização, enfim…qualquer outra coisa.

A pequena empresa precisa de outro enfoque, precisa aprender ver a quantidade de tecnologia que está a sua disposição (que são muitas), com baixo custo, analisar todas elas e ver como podem impactar seu negócio, positiva ou negativamente. A partir daí revisar ou até redefinir seu modelo negócio, seus produtos e serviços e utilizar a tecnologia para esta transformação.

Além do mais, este enfoque vai permitir que as pequenas empresas sejam capazes de se antecipar aos riscos e as oportunidades que vem de fora de seu setor, aplicando a metodologia de observatório trazido pela Tecno-Humanização. (para conhecer mais sobre a Tecno-Humanização baixe o e-book – INCLUIR LINK DA PÁGINA DO E-BOOK)

Caso a empresa não queira ou não possa dedicar recursos para fazer o observatório pode contratá-lo, por um valor extremamente baixo (consultar condições especiais para PME), recebendo um relatório mensal de todas as tecnologias que possam trazer riscos ou oportunidades ao seu negócio.

Se ainda não está convencido de como uma tecnologia pode impactar o seu negócio fazendo como que ele se multiplique e não que simplesmente desapareça, te convido para conhecer aqui (www.bensk.net), uma maneira de fazer sua empresa aproveitar todo o poder da transformação digital gastar uma fortuna.

Esta é a única forma que uma pequena empresa pode sobreviver e competir com as grandes empresas locais ou multinacionais.

Porém as grandes empresas, físicas ou digitais, não são os únicos competidores da pequena empresa.

A mesma Transformação Tecnológica que vai te ajudar a ser rentável e competitivo também gerará um novo tipo de competidor que pode te destruir, se não for tratado da forma correta.

Os novos competidores serão profissionais autônomos independentes que crescerão MUITO nos próximos anos devido aos desligamentos em massa que acontecerão nas grandes empresas em decorrência da Transformação digital, ou seja, a tecnologia vai substituir e eliminar muitas tarefas e postos de trabalho, principalmente as tarefas repetitivas e postos não criativos.

Muitas profissões vão desaparecer e algumas pessoas não serão capazes de se reinventar para voltar ao mercado de trabalho formal, e sua única saída para subsistência será o trabalho autônomo ou o micro empreendedorismo.

Neste cenário, milhares de pessoas deixarão de viver de um emprego e passarão a viver de seus talentos conectados em rede.

Se esta realidade for ignorada, pode ser o fim de milhares de pequenas empresas, indústrias, varejo de vizinhança ou comércios locais, porém, se a pequena empresa se transformar em um canal de distribuição para estes profissionais e entender que pode ser a parte aglutinadora deste novo ecossistema que se formará, a pequena empresa se consolidará.

A Transformação tecnológica traz um momento ímpar às pequenas empresas, a oportunidade de se consolidar ou o risco de desaparecer, não haverá meio termo.

A boa notícia é que a escolha está em suas mãos, mais para isso ela precisa entender o cenário, precisa de ajuda para analisar as opções e tomar uma decisão de que lado quer estar.

Para isso, você, pequeno empresário tem vários caminhos, fazer um curso online sobre a Transformação Digital para a pequena empresa (ainda em construção), comprar o livro sobre Technology, Business & Mindset Transformtion (Tecno-Humanziação) ou se quiser reduzir o tempo de aprendizado e sair na frente de seus concorrentes, fazer o workshop onde ensinamos todos os conceitos que vai permitir a sua empresa crescer de forma rentável e consciente neste novo cenário de transformação (clique aqui). Isto também te dará o direito de, posteriormente participar da comunidade da Tecno-Humanização onde profissionais e empresas de diferentes setores e segmentos compartilham informações, conhecimentos, experiências e isso pode ser a diferença entre o seu negócio ser próspero ou desaparecer.

Se ainda não está convencido e quer ter mais informação sobre o workshop, seu conteúdo, metodologia e benefícios, assista de forma gratuita uma mini-palestra onde eu vou esclarecer todas as suas dúvidas (mini-palestra gratuita).

Te vejo no próximo workshop sobre a Tecno-Humanização das Organizações onde abordaremos de forma integrada, com ferramentas e metodologias, a Transformação Tecnológica, de Negócios e de Mentalidade (Technology, Business & Mindset Transformation)!!!

Assine a Newsletter

Inscreva-se aqui e receba as últimas novidades da Tecno-Humanização no seu e-mail.

VEJA TAMBÉM:

Show Buttons
Hide Buttons