Os 4 passos para empreender com sucesso!

Este artigo foi publicado no dia 08/01/2020 no Portal Batalha das STARTUPS

Nunca foi tão fácil empreender, e nunca foi tão difícil fazer com o que o empreendimento dê certo

A receita do sucesso de muitos colunistas, blogueiros, youtubers ou influencers digitais é dar receitas de como ter sucesso.

Oferecer uma receita, lista, dicas, passos, lições de como ser milionário, como ter sucesso, como aprender inglês em 7 dias, ou qualquer coisa, vende! E como vende!!!

Então, eu também vou dar a minha receita. Em apenas 4 passos vou te ensinar como fazer para empreender com sucesso.

Empreender vem do Latim, IMPREHENDERE, que significa colocar em desenvolvimento e/ou execução, realizar tarefas.

Esta lista vai te ajudar em qualquer época do ano, mas principalmente no início, onde, com certeza, após o Réveillon, você fez a sua listinha de projetos, profissionais e pessoais, para 2020.

1º Passo: NÃO COPIE NINGUÉM, SEJA VOCÊ

Existem biografias fantásticas, elas devem servir para inspirar, mostrar que outras pessoas fizeram as coisas, não para que você faça as suas.

Ler o livro do Steve Jobs serve para ver como ele resolveu seus problemas, como ele desenvolveu seus negócios. Talvez te de ideias, insights, mas jamais para que você tente copiar e ser Steve Jobs.

Assistir ao filme Bohemian Rhapsody ou Rocketman, tentar se comportar como Freddie Mercury ou ser tão excêntrico como Elton John não vai te converter em um deles.

Existem diferentes versões de uma passagem sobre Mozart que é muito ilustrativa.

Mozart recebeu uma carta de um jovem de 15 anos perguntando como ele poderia compor uma ópera. Mozart respondeu que, com 15 anos, ele era muito jovem para compor uma ópera, que era algo muito complexo.

O jovem não se conformou e enviou outra carta questionando a resposta de Mozart, enfatizando como ele poderia dizer isso se ele próprio compôs sua primeira ópera aos 9 anos. Mozart respondeu novamente dizendo: “É verdade, mas eu não perguntei a ninguém como se fazia”.

Tentar copiar padrões é um erro porque você tenta fazer algo que outro já fez, porém, em outras circunstâncias, com outras habilidades ou competências, em outro entorno, enfim…

O Steve Jobs não leu “seu” próprio livro para aprender como ele tinha que ser, ele simplesmente foi.

Provavelmente ele se inspirou em outras pessoas, mas não copiou ninguém.

2º Passo: OUÇA TODO MUNDO, E FAÇA O QUE ACHAR CERTO

 A este tipo de comportamento, eu chamo de técnica da avó.

Com 18 anos eu comprei uma moto, cada vez que eu ia na casa da minha avó, ela me dizia para não andar no sol, não andar na chuva, não pegar estrada, enfim, recomendações de avó.

Eu dizia que sim a tudo.

Não fazia nenhum sentido discutir com minha avó de mais de 70 anos que só estava preocupada com o neto. Depois, eu fazia o que achava certo.

Leia muito, veja como outras pessoas fazem as coisas, converse com muita gente, ouça todo mundo, estude, depois, decida, com toda esta informação, o que faz sentido pra você.

Inclua uma variável importante a tudo – SEU FEELING.

Estude muito, aprenda todas as técnicas, desenvolva todas as competências possíveis e aplique todas elas com o coração, e não com a razão. O seu sentimento é tão ou mais importante que a técnica.

Seguir o que manda uma determinada instituição que da cursos que vêm da ONU, uma universidade por mais renomada que seja ou as melhores práticas do Vale do Silício sem aplicar fatores locais e pessoais, o seu sentimento e propósito, em minha modesta opinião, é uma barbaridade.

 

3º Passo: NÃO PEÇA CONSELHOS, BUSQUE MENTORIA

Pedir conselhos também não é uma boa ideia.

Porque quem da conselhos, normalmente, da um conselho a si mesmo. Diz ao outro o que ele gostaria de ser ou fazer, mesmo que de forma inconsciente. Ou, pior ainda, diz ao outro o que deve fazer, por interesse próprio, levando ao outro a uma posição que vai beneficia-lo.

Por último, e mais perigoso, a “internet” está cheia de pessoas que dão conselhos e “ensinam” técnicas maravilhosas sem nunca terem usado. Há pessoas que leram a Lei do Triunfo, de Napoleon Hill, e vendem cursos dos segredos das mentes milionárias.

Detalhe, muitas destas pessoas, e eu conheço alguns, estavam em uma situação extremamente delicada financeiramente. Não te parece estranho que a pessoa que vai te ensinar ser milionário, em alguns casos, tenha menos dinheiro que você?

Atualmente há muitos empreendedores de palco, que nunca levantaram uma empresa, nunca quebraram, enfim…

Tudo isso é tão absurdo como um celibatário dando orientações para a vida sexual de um casal.

Não espere que alguém te diga o que fazer. Se soubesse o segredo do sucesso, certamente usaria para ele.

Um mentor vai te ajudar a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e assertiva. Porém, para que uma pessoa te ajude a encontrar o melhor caminho, ela já deve ter trilhado, de preferência mais de uma vez, diferentes caminhos iguais ou similares. Portanto, cuidado para não contratar um mentor que tenha muitas técnicas de mentoria, mas seja um “celibatário” em sua área de atuação.

4º Passo: NÃO ACREDITE EM RECEITAS PRONTAS, ELAS NÃO EXISTEM

O imediatismo e a preguiça são a combinação perfeita para formar clientes de receitas prontas.

O filósofo, professor e escritor Mario Sergio Cortella diz que prometeu a todos os seus filhos que, quando cumprissem 12 anos, ele os ensinaria o “segredo da vida”.

O filho mais velho, no dia do aniversário de 12 anos, o acordou às 4h da manhã, ansioso por aprender o tão esperado o segredo da vida.

E seu pai disse:

“Vaca não dá leite”

“Você tem que tirar”

Este ensinamento é fantástico, e deveríamos tê-lo como guia. A única receita pronta que funciona é o trabalho.

Portanto, se você começou a ler este artigo buscando 4 passos que te dissesse o que você tem que fazer, me desculpe, procurou a pessoa errada.

Eu não sei o que você tem que fazer para ter sucesso, mas disse o que você não deve fazer. Note que em 3 dos 4 passos, comecei o título do tópico com a palavra “não” – “não copie…”; “não peça…” e “não acredite…”.

Mas por que as pessoas buscam receitas prontas?

Porque tem medo de explorar, de errar, de fazer.

É sempre muito mais fácil que alguém nos diga o passo a passo.

Mas como isso não existe, a maioria das pessoas se conforma com a mediocridade.

Rodrigo Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional, diz:

“A diferença entre o medo e a coragem, é a ação”

Pare de buscar receitas e trabalhe.

Acerte, erre, mas faça.

Aja, e agora!

Imagens: Pixabay

Compartilhar: