Tecnologia, Todas

Digital Transformation vs. Technology Transformation

Home / Blog / Digital Transformation vs. Technology Transformation
data Publicado dia 02/12/2018 hora 09h40
Áudio descritivo

A poderosa indústria da tecnologia digital (fabricantes, distribuidores e integradores), da qual eu me orgulho de ter sido parte ativa durante mais de 30 anos, e continuo fazendo parte indiretamente agora, nos tem vendido que a tecnologia digital é o centro do universo. Vamos desmistificar isso.

É inegável que a tecnologia nos permite viabilizar produtos, serviços e modelos de negócio que há menos de uma década eram totalmente impensáveis.

Serviços como Uber, Airbnb, Spotify, etc., não existiriam sem smartphones, sem internet móvel, sem muito software e tecnologia por trás para suportá-los.

Também é inegável que a tecnologia pode salvar vidas, melhorar nossa qualidade de vida, gerar abundância e democratizar o conhecimento e o bem-estar. (obviamente se bem utilizada)

Não menos questionável é a premissa de que, se mal utilizada, pode gerar muitos problemas e transtornos sociais. Como tudo na vida, a tecnologia digital tem a sua cara e a sua cruz, ela é adorada e odiada.

Porém, o que não se conta por aí com a mesma intensidade é que existem tecnologias analógicas que também vão impactar muitos setores da economia, empresas e pessoas.

**COMO ASSIM?!!!**

Em pleno século 21 ainda temos tecnologias analógicas?!!! Isso não é coisa do passado?

Pois é… pasmem mas a sua empresa, a sua profissão, o seu ganha pão neste momento pode estar ameaçado por uma tecnologia analógica e você nem está prestando atenção.

A maioria das empresas estão focadas na Transformação Digital, elas estão comprando o discurso que lhes é vendido, seja por imitação (se o meu concorrente fez eu também faço para não ficar para trás), seja por moda (que não deixa de ser uma forma de imitação), seja por pressão social (onde já se viu você não usar tecnologia hoje em dia), seja por necessidade competitiva e de sobrevivência. Enfim, qualquer que seja o motivo se você só está olhando o digital, você pode estar cometendo um erro grave.

Óbvio que a tecnologia digital é importante e deve ser utilizada e consumida, em alguns casos, massivamente, porém ela é somente uma parte deste processo…

Pergunta fácil.

Um hambúrguer é uma tecnologia digital?

Da uma olhada no Impossible Burger clicando aqui.

Pois é… Tem muita tecnologia por trás do Impossible Burger, neurocientistas, cientistas de sabor (profissão nova), químicos, etc., porém um hambúrguer não é digital (esta afirmação era necessária mas me fez sentir um pouco idiota).

Um hambúrguer que faz o mesmo barulho da carne ao fritar, permite escolher o ponto de cocção, que tem sabor de carne, cheiro de carne, textura de carne, mas não é carne!!!

Para muitos, é somente uma bobagem, para outros um produto de nicho para atender a onda vegana (alguns consideram moda vegana), porém o objetivo não é abrir um debate se faz ou não sentido, se é bom ou não, enfim… se trata de um produto que está crescendo muito nos EUA e provavelmente chegue a todo o planeta, portanto devemos considerá-lo como uma opção.

Os riscos e as oportunidades não estão na tecnologia em si (seja ela analógica ou digital) e sim no seu impacto.

Se analisarmos esta tecnologia (analógica) utilizando o [Modelo de Análise de Impacto] podemos ver que bastaria apenas uma grande rede de fast food com escala global adotar este hambúrguer em seu cardápio para que milhares de postos de trabalho na indústria agropecuária e nos frigoríficos desaparecessem. Em contrapartida a produção das plantas que o compõe, as fábricas de extração de suas substâncias crescessem. A logística, o meio-ambiente, novas profissões, regulamentações, a vigilância sanitária, etc., etc. fossem  impactados, positiva ou negativamente, dependendo do momento e do posicionamento de cada um.

Em nosso workshop presencial e no livro sobre a Tecno-Humanização, que já está em pré-venda (ou venda dependendo de quando você ler este post) no meu site (www.bensk.net), temos outros exemplos de tecnologias analógicas mais impactantes que você não deve perder e também tecnologia digitais que podem representar uma ameaça ou uma grande oportunidade ao seu negócio, à sua empresa ou à sua profissão, e portanto a você.

Espero que a partir de agora, esteja atento a todas as tecnologias e não pense somente em Digital Transformation e sim em Technology Transformation, é muito mais amplo.

Um dia você vai me agradecer por isso…

Imagens: Pixabay

POSTS RECENTES

data Publicado dia 17/01/2021 hora 18h00
Tudo começou quando um executivo contratou um matuto como trainee…

  Alex, executivo de uma grande empresa, após o fechamento de ano fiscal, b…

data Publicado dia 25/11/2020 hora 17h12
Hard x Soft x Deep Skills: O que são e como definem a cultura da empresa

Este artigo foi publicado no dia 25/11/2020 na minha coluna no R7 e no inova360…

data Publicado dia 18/11/2020 hora 17h07
Iluminismo Tecno-Humanizado: Inovação, tecnologia, negócio, consciência e humanização

Este artigo foi publicado no dia 18/11/2020 na minha coluna no R7 e no inova360…

data Publicado dia 10/11/2020 hora 11h40
Como ganhar mercado através de conquistar o coração do cliente

Este artigo foi publicado no dia 09/11/2020 na minha coluna no R7 e no inova360…

data Publicado dia 04/11/2020 hora 16h42
É preciso ter coragem para criar modelos de negócios conscientes e humanizados

Este artigo foi publicado no dia 03/11/2020 na minha coluna no R7 e no inova360…

data Publicado dia 27/10/2020 hora 16h43
Como medir o retorno dos treinamentos de vendas?

Este artigo foi publicado no dia 27/10/2020 na minha coluna no R7 e no inova360…

PODCAST
VÍDEOS