Negócios, Pessoas

Como pode funcionar o marketing de conteúdo se todo mundo quer falar, e quase ninguém está disposto a ouvir?

Home / Blog / Como pode funcionar o marketing de conteúdo se todo mundo quer falar, e quase ninguém está disposto a ouvir?
data Publicado dia 31/01/2021 hora 09h34
Áudio descritivo

 

FELIPE (CMO): Bom dia pessoal! Amanhã vamos apresentar o plano de marketing do próximo ano, mas já posso antecipar a vocês, que além das ações corporativas, vamos apoiar-nos muito na geração de conteúdo por parte dos executivos, queremos transmitir uma imagem próxima ao consumidor e vocês terão que ser ativos nas redes sociais.

ALEX (CEO): Quem vai criar os conteúdos?

FELIPE (CMO): Ah! Não se preocupe! Nosso time de conteudistas fará todo o trabalho. Alex, no seu caso, nós cuidaremos da sua rede social, embora você também possa interagir com o público caso queira. Se houver alguma questão ou comentário que mereça a sua atenção, nós perguntaremos a você. Vamos intensificar a estratégia do marketing de conteúdo. Acabamos de contratar uma pessoa para ficar olhando o mercado e as redes sociais, assim nos manteremos atualizados e poderemos escrever sobre as últimas tendências. José, no seu caso que está começando é fundamental você comentar artigos e postagem de outras pessoas que tenham relevância e autoridade digital. Isso se chama subir em ombros de gigante. Esse conceito é bem antigo, procede de Isaac Newton, que escreveu em 1675: “Se eu vi mais longe, foi por estar sobre ombros de gigantes.” Não importa se você conhece a pessoa, o importante é pegar carona na relevância dela. Você deve reenviar algum post e postar com frequência, no mínimo diária. Solicitar conexão com pessoas importantes para sua rede. Entendeu?

JOSÉ: Entendi sim.

FELIPE: De qualquer forma, vou pedir para te mandarem uma guia que temos para te ajudar no início. Até amanhã!

 

FIM DA REUNIÃO

 

Alex notou que José passou o dia mais calado, porém ficou receoso de perguntar o que estava acontecendo na frente de outras pessoas, quis evitar o constrangimento da reunião de ESG e decidiu perguntar no carro, no caminho de volta a casa.

ALEX (CEO): E aí José! Está tudo bem?  O que achou sobre o marketing de conteúdo?

JOSE: Pra ser sincero com o senhor, estou um pouco injuriado com esse tal de LinkedIn.

 

Risos do Alex…

 

ALEX (CEO): Eu notei que você estava mesmo calado. O que aconteceu?

JOSE: O senhor quer mesmo saber?

ALEX (CEO): Claro! Estamos sozinhos e pode me contar.

JOSE: Oh! Eu mandei convite pra um monte de gente, ninguém me respondeu. Quando eu coloquei que era trainee e assistente direto do senhor, choveu conexão… Por quê?

ALEX (CEO): Ah! Isso é normal no mundo corporativo. Quem não tem cargo importante, quer se conectar com quem tem. Quem tem cargo importante só se conecta com outro do mesmo nível. Com o tempo você se acostuma. Mas era só isso que te deixou chateado?

JOSE: Não senhor. Eu mandei mensagem para algumas pessoas, elas leram e não responderam. Será que é porque eu não sou importante ou é por falta de educação mesmo?

ALEX (CEO): Não fique chateado, pensa que você é apenas um trainee, e os diretores de empresas não tem tempo pra te responder.

JOSE: Mas lá no sítio, quando alguém pergunta ou pede alguma coisa, as pessoas respondem, mesmo que seja para dizer que não podem fazer o que pedimos. Lá nóis é simples mas tem educação.

ALEX (CEO): Não tome isso como algo pessoal. Sem contar que tem muita gente que se conecta a todo mundo porque está interessado em quantidade. Tem gente que se coloca meta de número de conexão: “Quero ter 10.000 conexões em 3 meses”, e passa o dia fazendo isso.

JOSE: Mas para quê?

ALEX (CEO): Para quando publicarem qualquer conteúdo, ele ser lido por mais pessoas.

JOSE: Mas se as pessoas passam o tempo todo se conectando e publicando, quando terão tempo de ler tudo o que os outros publicam também.

ALEX (CEO): Isso é impossível. Se eu fosse ler tudo o que me mandam e publicam, eu não trabalharia.

JOSE: Então agora que eu me perdi de vez Seu Alex. Me desculpe a minha “ingnorância” mas… Se o marketing de conteúdo significa publicar estórias, lá no sítio a gente chama de causo, para as pessoas verem, como isso pode dar certo se nesse tal de LinkedIn todo mundo só quer falar, e quase ninguém quer ouvir?

ALEX (CEO): Olha, mais uma vez eu não sei o que te responder, mas desta vez eu estou feliz. Quero que você faça essa pergunta ao Felipe amanhã na reunião. Toda nossa estratégia está baseada em marketing de conteúdo, vamos investir muito dinheiro nisso e estou curioso pra saber o que ele vai responder. Talvez em um mundo VUCA ou BANI que estamos vivendo agora, tenhamos que repensar algumas coisas.

JOSE: Mundo o quê Seu Alex?

Alex dá uma enorme gargalhada.

ALEX (CEO): Me desculpa José, falei como se estivesse falando com algum executivo. Já estamos chegando, mas te prometo que amanhã, durante a nossa caminhada eu te explico o que é o Mundo VUCA, Mundo BANI e as diferenças entre eles.

JOSE: Cada coisa estranha “oceis” fala.

ALEX (CEO): Agora vamos descansar. Isso se eu conseguir porque essa sua perguntinha do marketing me deixou com a pulga atrás da orelha.

 

 

Imagem: BE&SK

POSTS RECENTES

data Publicado dia 22/05/2021 hora 09h00
O conhecimento move o mundo… a pergunta é para onde?

  No episódio anterior, Alex perguntou a José de onde vem seu conhecimento…

data Publicado dia 15/05/2021 hora 09h00
Fim do ano fiscal… Primeiro fechamento do José

  ALEX (CEO): Chegamos!!! Alex olha para o José e nota que está claramente…

data Publicado dia 08/05/2021 hora 09h00
Orçamento, me engana que eu gosto

  ALEX (CEO): Pessoal, agora vamos iniciar a reunião mais importante do ano…

data Publicado dia 01/05/2021 hora 09h00
Fazer o que precisa vs. fazer o que é certo

  EDUARDO (CIO): Bom dia a todos! Hoje temos um convidado especial em nossa…

data Publicado dia 24/04/2021 hora 09h00
Cada um é responsável por todos

    CLÁUDIO (CHRO): Boa tarde a todos! Tenho o resultado da pesquisa d…

data Publicado dia 17/04/2021 hora 09h00
Crescimento inorgânico é para crescer a empresa ou o ego?

    ALEX (CEO): Bom dia, pessoal! Tudo bem? Eu marquei esta reunião pa…

PODCAST
VÍDEOS